Jflondres's Blog

Travel is fast and great; It gives you a chance to meet and greet; It’s like having a chance to great; It’s not boring like looking at your own feet.

Avião: o que pode ou não levar

Todos os passageiros estão autorizados a levar uma mala de cabine para o avião, uma pasta de negócios ou uma mala de computador. Uma por passageiro, além da mala de mão. No entanto, há um tamanho máximo definido para esta bagagem: 56 cm de comprimento por 45 cm de altura e 25 cm de fundo.

Mas cuidado: quem parte do Reino Unido para outros países, ou faz escala, tem «regras» mais apertadas. A mala de mão não poderá exceder 45 cm por 35 cm e 16 cm. Ou seja, se não tiver atenção, uma mochila «de tamanho normal» pode ir consigo para Londres, mas não volta como mala de mão. Para trazê-la, só no porão. Em Londres, o truque é a mala de mão ser colocada dentro da mala de cabine.

De Lisboa para o Reino Unido, é proibido levar líquidos ou recipientes com líquido na bagagem de cabine. Sem esquecer os objectos cortantes. Mas de lá para cá, há outros produtos que ficam de fora: produtos de cosmética (rímel), de higiene pessoal (champô, gel, perfume, pasta de dentes e todos os produtos usados na higiene diária. Excepção feita para pensos higiénicos, tampões e lentes de contacto, mas apenas o essencial para a viagem), e isqueiros. Aliás, os isqueiros estão também proibidos nas malas de porão.

Nos aeroportos britânicos ou americanos, se for um medicamento líquido, como a insulina, precisa de uma receita médica e o frasco não pode ter mais de 50 ml. A segurança poderá pedir-lhe para «tomar» o medicamento. Caso não seja possível, será encaminhado para a farmácia do aeroporto, para que esta confirme a autenticidade do medicamento.

Também se pode transportar equipamento electrónico como computadores, telemóveis, CD portáteis e DVD portáteis ou MP3.

A comida de bebé, leite, papa ou sumo, também pode ser transportada, mas os pais ou a pessoa que acompanha a criança, podem ter de provar a comida.

Sempre consigo - Consigo deve ter: as chaves de casa e do carro; os documentos de viagem, como BI, o bilhete de avião ou o cartão de embarque; medicamentos essenciais e a carteira.

Lembre-se que para passar a segurança e o raio-x não pode ter nada nos bolsos. E que todo o equipamento electrónico deve ser retirado da mala de cabine, para passar em separado pelo raio-x. Tal como as cadeiras de rodas e as muletas.

Após passar o raio-x e se o seu destino é o Reino Unido, pode fazer compras na zona comercial, desde que caibam na bagagem de cabine, incluindo líquidos (por exemplo, perfumes).

Se vai viajar nos próximos dias, lembre-se que as «novas medidas» apenas se aplicam a voos para o Reino Unido e para os Estados Unidos. E de lá para outros destinos. Por exemplo, se vai viajar para Espanha, ninguém o vai impedir de entrar no avião com uma garrafa de água.

Jorge Vieira, do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) explicou ao PortugalDiário que as alterações nos aeroportos nacionais se prendem com a «entrada de líquidos nos aviões e a passagem do equipamentos electrónicos pelo raio-x» porque quanto às bagagens «os passageiros sempre tiveram autorização para levar apenas uma mala de cabine».

About these ads

No comments yet»

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: